terça-feira, 7 de março de 2023

Pigmentos Naturais


Pigmentos Importantes

Todas as tintas são baseadas em pigmentos constituindo uma suspensão destes em meios variados como,  saliva, ovo, plásticos, solventes, vernizes ou  óleos orgânicos ( óleo de noz, óleo de papoula, óleo de cânhamo, óleo de pinho, óleo de rícino e óleo de linhaça). Atualmente são na maioria sintéticos, sofisticadas criações da Engenharia Química.
Inicialmente eram materiais cor de solo, obtidos das variedades coloridas de terras ou argilas.
Modernamente pode-se encontrar tintas feitas com pigmentos (muitos sintéticos) adicionados à óleos vegetais extraídos das plantas Vernonia, Calendula, Euphorbia; que aumentam a resistência ou diminuem o tempo de secagem.

Pigmentos Naturais - obsoletos ou em uso.



Alizarin Crimson ou Carmesim Alizarina - Alizarin Crimson é a versão sintética do pigmento encontrado na raiz da garança ou ruiva-dos-tintureiros.

Antimony Vermilion ou Vermelho Antimônio - De cor brilhante reage com pigmentos de chumbo e se torna preto. Obsoleto

Antwerp Blue ou Azul de Antuérpia - Pigmento não confiável derivado do Azul da Prússia. Obsoleto

Asphaltum ( Bitumen) ou Asfalto - Solução de asfalto em terebentina ou óleo usado para envelhecer pinturas .Betume foi usado por Rembrandt. Obsoleto

Atramentum (Atramentum Librarium) - Antigo termo referindo-se à cor da tinta - principalmente negros, mas também vermelhos, verdes e violetas que eram as cores tradicionais usadas por artistas clássicos e calígrafos.

Aureolin ou Amarelo de Cobalto - Substituiu Gamboge, um pigmento anterior que era uma goma amarela asiática usada até o século XIX.

Azurite ou Azurita - Um pigmento azul esverdeado nomeado após a palavra persa "lazhward" que significa "azul", é quimicamente perto da malaquita de coloração verde. Obsoleto após a sintetização de Ultramarine eo desenvolvimento do azul de cobalto.

Barium Yellow ou Amarelo de Bário - Pigmento amarelo-amarelo relativamente opaco, é uma forma de cromato de bário e também é conhecido como amarelo-limão

Bismuth White ou Branco de Bismuto - Desenvolvido no início do século 19, substituído por Zinco Branco na década de 1830. Menos tóxico do que muitas outras cores, mas propenso a escurecimento quando combinado com pigmentos contendo enxofre.Obsoleto.

Bistre - Pigmento marrom não confiável feito de madeira de faia queimada.Obsoleto

Bole - Óxido de ferro vermelho natural. O pigmento moderno mais próximo ao Bole seria a cor vermelha clara. Obsoleto

Bone White ou Osso Branco - Feito das cinzas brancas, ligeiramente acinzentadas, dos ossos de aves. Foi muito usado para fundo de paineis. Obsoleto.

Bremen Blue ou Azul de Brema - Pigmento azul de cobre sintético sem a permanência de Azurita. belo tom de azul muito usado até o início do século XX.

Burnt Carmine ou Vermelho queimado - Vermelho escuro do tipo carmim, porém menos permanente. Foi misturado com Van Dyke Brown para obter tons mais ricos. Obsoleto.

Burnt Sienna ou Siena Queimada - Pigmento de óxido de ferro, de cor marrom-quente. Obtido da queima de sienna cru (Terra di Sienna).

Burnt Umber ou Umber Queimado - Corante de tinta desde tempos pré-históricos, Umber é um pigmento de argila marrom natural contendo óxidos de ferro e manganês. Seu aquecimento intensifica a cor.  Foi originalmente extraído na Umbria, uma região da Itália Central, embora o umber de melhor qualidade venha de Chipre.

Cadmium Pigments ou Pigmentos de Cádmio - pigmentos à base de metal cádmio, em tons de amarelo, laranja e vermelho. O amarelo de cádmio é sulfeto de cádmio. Acrescentar selênio pode aumentar a gama de cores. Viridian é adicionado ao cádmio amarelo para produzir verde cádmio. Cadmium foi descoberto por Stromeyer em 1817, e a produção de pigmentos adiada até depois de 1840 devido à escassez do metal. Todos os cádmios possuíam grande brilho, tons profundos e maior força de coloração. Os pigmentos de cádmio foram utilizados tanto na pintura a óleo como na aguarela, mas não podiam ser combinados com pigmentos à base de cobre.

Carbon Black ou Preto  Carbono (carvão) - Pigmento preto antigo, obtido carbonizando materiais orgânicos como a madeira ou o osso. Era uma forma pura de carbono, e foi referido por uma variedade de nomes dependendo da origem... "Vine black","Lamp black". Ainda usado na caligrafia e pintura oriental, foi substituído por sintéticos.

Carmine (Cochineal and Kermes) ou Carmim - Pigmento / corante crimson orgânico natural feito dos corpos seco da fêmea do inseto Coccus cacti (Cochonilha),e de um inseto wingless que vive em carvalhos vivos (Kermes). Os insetos de cacto foram primeiro aquecidos em fornos, depois secados ao sol, para produzir "cochonilha de prata" a partir da qual se faz o pigmento mais fino. Cochineal ainda é feito no México e na Índia.

Celadon Green ou Verde Celadon - Variante do pigmento Verde terra contendo celadonite que lhe dá uma cor verde pálido acinzentada. Reservas esgotadas.

Cerulean Blue ou Azul Cerúleo - pigmento azul-esverdeado altamente estável e leve, baseado em cobalto. Falta-lhe a opacidade e riqueza do azul de cobalto. No óleo manteve muito bem sua cor e foi especialmente popular entre os paisagistas para os céus.

Ceruse - Nome obsoleto para nome obsoleto para branco de chumbo, branco de Nottingham ou Carbonato de Chumbo. O segundo mais antigo pigmento produzido artificialmente. Até o século XIX era o único branco disponível.

Chrome Orange, Chrome Yellow, Chrome Red ou Laranja, Amarelo e Vermelho de Cromo - Família de pigmentos naturais baratos feitos a partir de cromato de chumbo, que se tornou muito popular devido à sua opacidade, suas cores brilhantes e baixas preço. Sua tendência a escurecer ao longo do tempo, juntamente com o seu teor de chumbo, levou à substituição pela família Cadmium.

Chrysocolla - Pigmento de cobre verde natural usado primeiramente pelos egípcios antigos ao lado da malaquita. Foi substituído pelo Verde Egípcio.

Cinnabar (Zinnober) Ou Cinábrio - Cinábrio, cinabre ou cinabarita (vermelhão nativo) é o nome usado para o sulfeto de mercúrio, o minério de mercúrio comum. Foi pigmento vermelho-alaranjado popular, também conhecido como Vermilion. Na verdade, os termos "cinábrio" e "vermelhão" foram usados ​​indistintamente para se referir à cor natural ou à mais tarde sintetizada até o século XVII, quando o vermelhão se tornou o nome mais comum. No final do século XVIII, o nome cinábrio era aplicado apenas ao mineral natural não moído. Um pigmento vermelho opaco, produção Cinnabar foi dominada pelos chineses e permaneceu o melhor método para mais de 1.000 anos. Infelizmente, é altamente tóxico. A maioria de vermilion natural vem das minas do cinábrio na China, daqui seu nome alternativo de Vermelho Chinês. Foi substituído pelo vermelho de cádmio durante o século XIX.

Cobalt Blue ou Azul de Cobalto - Pigmento azul puro, caro, estável descoberto por Thénard em 1802, constituiu aperfeiçoamento no Smalt - pigmento feito a partir de vidro azul cobalto. É agora o mais importante de todos os pigmentos de cobalto. É totalmente estável em aquarela e pintura a fresco e um bom substituto para azul ultramarino ao pintar céus.

Cobalt Green ou Verde Cobalto - Pigmento verde muito estável apesar de semi-transparente.  Sua fraca intensidade de coloração e o elevado custo  mantiveram o uso limitado.

Cobalt Violet ou Violeta de Cobalto - Restringido no uso pelo alto custo e poder fraco de coloração foi substituído pelo pigmento violeta de manganês.

Cobalt Yellow ou Amarelo de Cobalto - Pigmento amarelo puro, popular por um breve período pela  boa qualidade de mistura com outros pigmentos e por bons matizes em aquarela. É também lightfast. Entretanto, como a maioria dos Cobaltos, é caro e de poder limitado.

Copper Resinate ou Resina de Cobre - Esmalte transparente verde-jade obtido pela dissolução de sais de cobre em terebentina de veneza. conhecido desde a Era Bizantina foi muito utilizado por pintores renascentistas.

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Pigmentos Importantes

Todas as tintas são baseadas em pigmentos constituindo uma suspensão destes em meios variados como,  saliva, ovo, plásticos, solventes, vernizes ou  óleos orgânicos ( óleo de noz, óleo de papoula, óleo de cânhamo, óleo de pinho, óleo de rícino e óleo de linhaça). Atualmente são na maioria sintéticos, sofisticadas criações da Engenharia Química.
Inicialmente eram materiais cor de solo, obtidos das variedades coloridas de terras ou argilas.
Modernamente pode-se encontrar tintas feitas com pigmentos (muitos sintéticos) adicionados à óleos vegetais extraídos das plantas Vernonia, Calendula, Euphorbia; que aumentam a resistência ou diminuem o tempo de secagem.

Pigmentos Naturais - obsoletos ou em uso.



Alizarin Crimson ou Carmesim Alizarina - Alizarin Crimson é a versão sintética do pigmento encontrado na raiz da garança ou ruiva-dos-tintureiros.

Antimony Vermilion ou Vermelho Antimônio - De cor brilhante reage com pigmentos de chumbo e se torna preto. Obsoleto

Antwerp Blue ou Azul de Antuérpia - Pigmento não confiável derivado do Azul da Prússia. Obsoleto

Asphaltum ( Bitumen) ou Asfalto - Solução de asfalto em terebentina ou óleo usado para envelhecer pinturas .Betume foi usado por Rembrandt. Obsoleto

Atramentum (Atramentum Librarium) - Antigo termo referindo-se à cor da tinta - principalmente negros, mas também vermelhos, verdes e violetas que eram as cores tradicionais usadas por artistas clássicos e calígrafos.

Aureolin ou Amarelo de Cobalto - Substituiu Gamboge, um pigmento anterior que era uma goma amarela asiática usada até o século XIX.

Azurite ou Azurita - Um pigmento azul esverdeado nomeado após a palavra persa "lazhward" que significa "azul", é quimicamente perto da malaquita de coloração verde. Obsoleto após a sintetização de Ultramarine eo desenvolvimento do azul de cobalto.

Barium Yellow ou Amarelo de Bário - Pigmento amarelo-amarelo relativamente opaco, é uma forma de cromato de bário e também é conhecido como amarelo-limão

Bismuth White ou Branco de Bismuto - Desenvolvido no início do século 19, substituído por Zinco Branco na década de 1830. Menos tóxico do que muitas outras cores, mas propenso a escurecimento quando combinado com pigmentos contendo enxofre.Obsoleto.

Bistre - Pigmento marrom não confiável feito de madeira de faia queimada.Obsoleto

Bole - Óxido de ferro vermelho natural. O pigmento moderno mais próximo ao Bole seria a cor vermelha clara. Obsoleto

Bone White ou Osso Branco - Feito das cinzas brancas, ligeiramente acinzentadas, dos ossos de aves. Foi muito usado para fundo de paineis. Obsoleto.

Bremen Blue ou Azul de Brema - Pigmento azul de cobre sintético sem a permanência de Azurita. belo tom de azul muito usado até o início do século XX.

Burnt Carmine ou Vermelho queimado - Vermelho escuro do tipo carmim, porém menos permanente. Foi misturado com Van Dyke Brown para obter tons mais ricos. Obsoleto.

Burnt Sienna ou Siena Queimada - Pigmento de óxido de ferro, de cor marrom-quente. Obtido da queima de sienna cru (Terra di Sienna).

Burnt Umber ou Umber Queimado - Corante de tinta desde tempos pré-históricos, Umber é um pigmento de argila marrom natural contendo óxidos de ferro e manganês. Seu aquecimento intensifica a cor.  Foi originalmente extraído na Umbria, uma região da Itália Central, embora o umber de melhor qualidade venha de Chipre.

Cadmium Pigments ou Pigmentos de Cádmio - pigmentos à base de metal cádmio, em tons de amarelo, laranja e vermelho. O amarelo de cádmio é sulfeto de cádmio. Acrescentar selênio pode aumentar a gama de cores. Viridian é adicionado ao cádmio amarelo para produzir verde cádmio. Cadmium foi descoberto por Stromeyer em 1817, e a produção de pigmentos adiada até depois de 1840 devido à escassez do metal. Todos os cádmios possuíam grande brilho, tons profundos e maior força de coloração. Os pigmentos de cádmio foram utilizados tanto na pintura a óleo como na aguarela, mas não podiam ser combinados com pigmentos à base de cobre.

Carbon Black ou Preto  Carbono (carvão) - Pigmento preto antigo, obtido carbonizando materiais orgânicos como a madeira ou o osso. Era uma forma pura de carbono, e foi referido por uma variedade de nomes dependendo da origem... "Vine black","Lamp black". Ainda usado na caligrafia e pintura oriental, foi substituído por sintéticos.

Carmine (Cochineal and Kermes) ou Carmim - Pigmento / corante crimson orgânico natural feito dos corpos seco da fêmea do inseto Coccus cacti (Cochonilha),e de um inseto wingless que vive em carvalhos vivos (Kermes). Os insetos de cacto foram primeiro aquecidos em fornos, depois secados ao sol, para produzir "cochonilha de prata" a partir da qual se faz o pigmento mais fino. Cochineal ainda é feito no México e na Índia.

Celadon Green ou Verde Celadon - Variante do pigmento Verde terra contendo celadonite que lhe dá uma cor verde pálido acinzentada. Reservas esgotadas.

Cerulean Blue ou Azul Cerúleo - pigmento azul-esverdeado altamente estável e leve, baseado em cobalto. Falta-lhe a opacidade e riqueza do azul de cobalto. No óleo manteve muito bem sua cor e foi especialmente popular entre os paisagistas para os céus.

Ceruse - Nome obsoleto para nome obsoleto para branco de chumbo, branco de Nottingham ou Carbonato de Chumbo. O segundo mais antigo pigmento produzido artificialmente. Até o século XIX era o único branco disponível.

Chrome Orange, Chrome Yellow, Chrome Red ou Laranja, Amarelo e Vermelho de Cromo - Família de pigmentos naturais baratos feitos a partir de cromato de chumbo, que se tornou muito popular devido à sua opacidade, suas cores brilhantes e baixas preço. Sua tendência a escurecer ao longo do tempo, juntamente com o seu teor de chumbo, levou à substituição pela família Cadmium.

Chrysocolla - Pigmento de cobre verde natural usado primeiramente pelos egípcios antigos ao lado da malaquita. Foi substituído pelo Verde Egípcio.

Cinnabar (Zinnober) Ou Cinábrio - Cinábrio, cinabre ou cinabarita (vermelhão nativo) é o nome usado para o sulfeto de mercúrio, o minério de mercúrio comum. Foi pigmento vermelho-alaranjado popular, também conhecido como Vermilion. Na verdade, os termos "cinábrio" e "vermelhão" foram usados ​​indistintamente para se referir à cor natural ou à mais tarde sintetizada até o século XVII, quando o vermelhão se tornou o nome mais comum. No final do século XVIII, o nome cinábrio era aplicado apenas ao mineral natural não moído. Um pigmento vermelho opaco, produção Cinnabar foi dominada pelos chineses e permaneceu o melhor método para mais de 1.000 anos. Infelizmente, é altamente tóxico. A maioria de vermilion natural vem das minas do cinábrio na China, daqui seu nome alternativo de Vermelho Chinês. Foi substituído pelo vermelho de cádmio durante o século XIX.

Cobalt Blue ou Azul de Cobalto - Pigmento azul puro, caro, estável descoberto por Thénard em 1802, constituiu aperfeiçoamento no Smalt - pigmento feito a partir de vidro azul cobalto. É agora o mais importante de todos os pigmentos de cobalto. É totalmente estável em aquarela e pintura a fresco e um bom substituto para azul ultramarino ao pintar céus.

Cobalt Green ou Verde Cobalto - Pigmento verde muito estável apesar de semi-transparente.  Sua fraca intensidade de coloração e o elevado custo  mantiveram o uso limitado.

Cobalt Violet ou Violeta de Cobalto - Restringido no uso pelo alto custo e poder fraco de coloração foi substituído pelo pigmento violeta de manganês.

Cobalt Yellow ou Amarelo de Cobalto - Pigmento amarelo puro, popular por um breve período pela  boa qualidade de mistura com outros pigmentos e por bons matizes em aquarela. É também lightfast. Entretanto, como a maioria dos Cobaltos, é caro e de poder limitado.

Copper Resinate ou Resina de Cobre - Esmalte transparente verde-jade obtido pela dissolução de sais de cobre em terebentina de veneza. conhecido desde a Era Bizantina foi muito utilizado por pintores renascentistas.

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